Como aumentar a produtividade no trabalho


Essa é uma questão que é levantada todos os dias por milhares e milhares de trabalhadores em todo o mundo. Diante de um cenário completamente sedutor, cheio de distrações, redes sociais, aplicativos e jogos, a era digital faz necessária a tomada de atitudes que cooperem para centralizar nossas atividades para que consigamos no final do dia, visualizar o rendimento positivo da agenda de compromissos.
Eu, é claro, não fiquei livre desta questão. Mãe de três filhos, empreendedora, palestrante, organizadora do meu lar, precisei aprender a priorizar.
Veja algumas formas principais que, juntas, podem trazer benefícios para a administração do seu tempo:

1) Organização
Primeiramente tenha em mente que o seu local de trabalho precisa cooperar com você. Um ambiente limpo, uma mesa com apenas o essencial sobre ela e as gavetas contendo o que você realmente utiliza no seu dia-a-dia basta. Experimente escanear seus documentos e comprovantes. Mova-os para uma pasta em seu computador. Você pode utilizar o Evernote, por exemplo. Um aplicativo bastante útil para organizar sua documentação digital, links, notas, receitas, etc.

2) Mantenha uma agenda
Não importa se é de papel ou eletrônica. Uma agenda pode fazer muito por você. Não a utilize apenas como calendário de eventos. Diariamente, faça um check list dos seus compromissos. Enumere-os em ordem de prioridade. Caso as atividades com tempo mais curto para serem executadas possam ser feitas logo no início do dia, comece por elas. Assim, você conseguirá ter a sensação de produtividade e vai querer manter o ritmo. Sempre organize sua lista no dia anterior. Não perca tempo pela manhã elaborando-a. Abrir a agenda e já começar a agir já é uma forma de economizar tempo.

3) Foco
Me lembro quando eu lia, relia e estudava tudo sobre gestão do tempo, mas, não aplicava o foco na minha estratégia e assim, perdia tempo com coisas que não acrescentavam em nada nos meus objetivos. Até que decidi aplicar foco e identifiquei os roubadores do meu tempo.
Passei a ler meus e-mails apenas duas vezes ao dia (manhã e noite) e desinstalei do celular os aplicativos das redes sociais. Ainda que se configure para que eles não mostrem as notificações, acabamos nas tentações de olhar de vez em quando o que está acontecendo por lá. Portanto, experimente utilizar seu celular/smartphone com aplicativos úteis para a empreendedora, como por exemplo o Todoist, que é um excelente auxiliador na busca para um dia mais produtivo.

E você, já utilizou algum meio para melhorar a sua produtividade? Conte aqui!

Comentários

  1. gostei muito assunto muito importante de Deus......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Thais! Fique ligada no blog. Estou começando um projeto sobre desenvolvimento pessoal e profissional.
      Deus abençoe!

      Excluir

Postar um comentário

Sejam bem-vindos! Obrigada pela visita!